Primeiro comboio a Hidrogénio realiza testes na rede ferroviária portuguesa

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  • Primeiro comboio a Hidrogénio realiza testes na rede ferroviária portuguesa (créditos foto CAF)

Entre 3 e 6 de abril, o comboio H2 circulou na Linha do Minho, com o objetivo de testar e demonstrar o potencial desta tecnologia como alternativa aos comboios a diesel, contribuindo assim para um sistema de transporte ferroviário mais limpo e sustentável

O projeto europeu FCH2RAIL, que desenvolveu um comboio demonstrador bimodal com pilhas de combustível a hidrogénio, concluiu com sucesso os testes em Portugal. Entre 3 e 6 de abril, o comboio H2 circulou na Linha do Minho entre as estações de Valença e Nine, tornando-se no primeiro comboio a hidrogénio em Portugal. Com estes testes, o projeto FCH2RAIL alcançou um grande marco, tendo obtido autorização para colocar o comboio demonstrador a circular num segundo país europeu. 

Para a realização destes testes, a Infraestruturas de Portugal emitiu a Autorização Especial de Circulação em dezembro de 2023, estabelecendo as condições para a operação do comboio na rede ferroviária portuguesa durante a fase de testes. Os testes realizados em Portugal fazem parte da campanha de testes alargada iniciada em maio de 2023 na rede ferroviária espanhola. Após os testes em Portugal, o comboio já percorreu mais de 8500 km em modo de hidrogénio.  

O objetivo dos testes é avaliar o comportamento e a fiabilidade de todo o sistema de hidrogénio e bateria, bem como o sistema de gestão de energia desenvolvido. Através da realização de testes em diferentes linhas e itinerários, pretende-se demonstrar o potencial desta tecnologia como alternativa aos comboios a diesel, contribuindo assim para um sistema de transporte ferroviário mais limpo e sustentável.

O sucesso no desenvolvimento deste projeto confirma e reforça o empenho do consórcio FCH2Rail no desenvolvimento dos comboios a hidrogénio como solução de mobilidade amiga do ambiente. Para além da Infraestruturas de Portugal (IP), o consórcio do projeto inclui a Adif, a Renfe, a CAF, o Centro Aeroespacial Alemão (DLR), a Toyota Motor Europe, o Centro Nacional de Hidrogénio Espanhol (CNH2) e a Stemmann Technik. O projeto é financiado pela Parceria Europeia para o Hidrogénio Limpo.

Nesta fase dos testes, o projeto foi apoiado por outras empresas, como a STELLANTIS, que cedeu a utilização das suas instalações em Porriño (Pontevedra) para reabastecer o comboio durante a fase de testes em Portugal, a MEDWAY, que forneceu os maquinistas para a operação do comboio durante os testes em Portugal, e a IBERDROLA, para o fornecimento de hidrogénio verde para os testes do comboio.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas:

Site do Projeto

Área de projetos IP

 


English version


The first Hydrogen train carried out tests on the Portuguese railway network.

The European project FCH2RAIL, which developed a bimodal demonstrator train with hydrogen fuel cells, has successfully completed testing in Portugal. Between 3 and 6 April, the H2 train travelled on the Minho Line between Valença and Nine stations, making it the first hydrogen train in Portugal. With these tests, the FCH2RAIL project achieved a great milestone, having obtained the authorization to run the train demonstrator in a second European country. 

To carry out these tests, Infraestruturas de Portugal issued the Special Circulation Authorisation in December 2023, establishing the conditions for the train’s operation on the Portuguese rail network during the testing phase. The tests performed in Portugal are part of the extended testing campaign initiated in May 2023 on the Spanish railway network. Now, after the testing in Portugal, the train has already travelled more than 8500 km in hydrogen mode.  

The objective of the tests is to evaluate the behaviour and reliability of the entire hydrogen and battery system, as well as the energy management system developed. By conducting tests on different lines and routes, the goal is to demonstrate the potential of this technology as an alternative to diesel trains, thus contributing to a cleaner and more sustainable rail transport system.

The success in the development of this project confirms and reinforces the commitment of the FCH2Rail consortium to the development of hydrogen trains as environmentally friendly mobility solution. Besides Infrastructures of Portugal (IP) the project consortium includes Adif, Renfe, CAF, German Aerospace Center (DLR), Toyota Motor Europe, the Spanish National Hydrogen Centre (CNH2), and Stemmann Technik. The project is funded by the European Clean Hydrogen Partnership.

In this stage of the tests the project was supported by other companies such as STELLANTIS, which has ceded the use of its facilities in Porriño (Pontevedra) to refuel the train during the testing stage in Portugal, MEDWAY, which has provided train drivers for the operation of the train during the tests in Portugal, and IBERDROLA, for the supply of green hydrogen for the train tests.

Further  information about the project can be found on the project website and on the IP website:

Project website

IP's Innovation projects


Financiamento


UE

 

Este projeto foi aprovado pela União Europeia, através do programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020, com uma taxa de cofinanciamento de 70%, sob o contrato de subvenção n.º 101006633.

 

Créditos fotográficos: CAF (CC BY-NC-ND 4.0)